Comentários para a Liturgia do Mês de Setembro

Dias 31 e 01/09 – 22° Domingo do Tempo Comum

 

Inserido em um momento especial, o ensinamento de Jesus dirige-se aos fariseus que o convidaram a uma refeição com más intenções; contudo, Jesus usa de humildade para que a reunião de seus irmãos possa ser aberta a todos, também aos que não têm nada, sem distinção!

 

Para o ofertório: Queremos, finalizando este mês vocacional, já irmos nos abrindo ao mês da Bíblia, a Palavra de Deus que nos chama a empreender o passo a passo, em direção à transmissão da Boa Nova de Jesus.

 

Dias 07 e 08 – 23° Domingo do Tempo Comum

 

Quem escolhe a Cristo, renuncia a viver segundo os desejos de cada momento. Sabe que a própria vida e a humanidade só se salvam morrendo e ressuscitando, como Cristo. Esta dinâmica tem seu princípio na fé e sua celebração na eucaristia.

 

Dias 14 e 15 – 24° Domingo do Tempo Comum

 

Nossa celebração eucarística é uma reunião de família, que acolhe na alegria de um banquete os filhos arrependidos. Não podemos aproximar-nos do Pai se não nos apoiarmos confiantemente na abundância de sua misericórdia. A eucaristia, como “memória” da cruz, revela-nos o perdão de Deus, concedido a todos os que creem na eficácia do sacrifício de Cristo.

 

Dias 21 e 22 – 25° Domingo do Tempo Comum

 

Para a celebração da eucaristia não é necessário que a assembleia seja toda do mesmo nível econômico, mas não se pode celebrar uma verdadeira ceia do Senhor se não existe um desejo de auxílio mútuo e de repartição dos bens. Facilmente, a simples participação dos sofrimentos ou o amor pelos outros é apenas um desejo estéril, e a riqueza continua a ser um sinal que divide a comunidade.

 

Dias 28 e 29 – 26° Domingo do Tempo Comum

 

Participar da eucaristia é render graças ao Pai por nos ter dado um “sinal” para reconhecermos como devemos amar e como superar as injustiças. Se o nosso egoísmo participa das injustiças que se fazem na sociedade, a eucaristia corrige e ajuda a renovar-nos.