Pastorais

Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde visa atender todos os paroquianos que, vivendo sua experiência de fé, enquanto povo de Deus, muitas das vezes passam pelos reveses da doença, algo perfeitamente inerente à pessoa humana, e nessa fragilidade, esperam essa ajuda da Igreja. Por isso, contamos em nossa paróquia com uma equipe de pessoas que, na gratuidade, vão às casas dos doentes, fazem uma visita, agendam se for o caso, a unção dos enfermos com o padre, mas o mais importante: fazem-se presentes às pessoas que muitas das vezes já se sentiam desamparadas até mesmo da família…

Pastoral dos Noivos

Na vontade que aqueles que estão prestes a assumir a vida matrimonial, o façam conscientes daquilo que estão assumindo, temos também entre nós, casais que nos ajudam na formação de futuros casais católicos, os preparando a cada três vezes ao ano, para que possam começar a cursar a “escola da vida” a dois.

Pastoral da Criança

No cumprimento da Palavra: “deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque delas é o Reino de Deus”, a Pastoral da Criança visa complementar a tarefa paterna e materna, cuidando para que, desde a pesagem, passando pela multi-mistura e o soro fisiológico, a criança seja assistida em suas necessidades básicas, para poder crescer saudável e com toda a dignidade de filha de Deus.

Pastoral do Batismo

Como porta de entrada à comunidade dos filhos de Deus, o batismo é contemplado entre nós com a sua pastoral, onde na disponibilidade e amizade, pessoas se doam na instrução daqueles que dentro em breve serão pais e padrinhos. Instrução, fé, companheirismo e acolhida da criança que está chegando são vistos a cada mês com todo carinho.

Pastoral Litúrgica

Passando final de semana a final de semana, a liturgia do mês corrente, esta pastoral quer ser suporte para toda a paróquia, uma vez que conta com membros das mais diversas pastorais, movimentos, serviços, grupos, tudo para a maior glória de Deus e também a inserção dos fiéis na vida da comunidade. Ao celebrarmos o maior mistério da nossa fé, somos chamados a nos vermos dentro da história, prontos a lançarmos um olhar sobre os atos fundantes que, em comunidade, vão dando o valor evangélico à vida dos cristãos.

Pastoral Catequética

Buscando fazer o bem a todos, principalmente da família de fé, a pastoral visa inculturar a vivência eclesial a todos, mostrando que cada qual é chamado a render essa ação de graças àquele que nos criou. Para isso, desde as bases da catequese procura-se mostrar ao catequizando que ser Igreja é ser família de Deus: inserida no mundo e chamada a aprender de Deus as coisas do alto.