Paróquia

A paróquia, congregando na unidade todas as diversidades humanas que aí encontra e inserindo-as na universalidade da Igreja, oferece um exemplo claro de apostolado comunitário. Habituem-se os leigos a trabalhar na paróquia, intimamente unidos aos seus sacerdotes; a levar para a comunidade da Igreja os problemas próprios e os do mundo e as questões relativas à salvação das almas, para serem examinados e resolvidos em conjunto; e a colaborar segundo as suas forças, em todo o trabalho apostólico e missionário da própria família eclesial.

Cultivem constantemente o sentido da diocese, de que a paróquia é como que uma célula, sempre prontos, a convite do seu Pastor, a juntarem também a sua colaboração às iniciativas diocesanas. (Dc. Apostolicam Actuositatem).

E é tendo consciência dessa missão, que nossa paróquia foi criada em 1859, constando como Capela curada e o Padre Antônio José de Castro, que era o Vigário de São Simão e nessa qualidade celebrava os ofícios religiosos na Capela de Santa Rita, que pertencia ao distrito da Freguesia de São Simão.

Em 1862, os Protetores da Capela de Santa Rita do Passa Quatro eram os senhores: Capitão Gabriel Porphírio Vilella, Carlos Ribeiro da Fonseca e Antonio Manoel da Palma.

A Capela de Santa Rita foi filiada à Matriz de São Simão até a data de 22 de Dezembro de 1862, quando foi desmembrada, declarada independente e sendo nomeado o Revmo. Padre Antonio José de Castro como Capelão Cura.

A Bênção da Antiga Capela de Santa Rita foi realizada em 22-12-1862.

De 1862 a 1884, passamos a pertencer a Descalvado, Casa Branca e Pirassununga. Hoje a Paróquia pertence à Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Passados um século e meio da criação da paróquia, nos encontramoss celebrando o seu sesquicentenário, onde, para marcarmos a finalização das obras de restauração, graças a Deus e ao apoio do povo santarritense, conseguimos voltar nossa Igreja Matriz ao seu esplendor original.