Comentários para a Liturgia do Mês de Outubro

Dias 03 e 04 – 27° Domingo do Tempo Comum

 

A liturgia do 27º Domingo do Tempo Comum utiliza a imagem da “vinha do Senhor” para falar desse Povo que aceita o desafio do amor de Deus e que se coloca ao serviço Dele. Desse Povo, Deus exige frutos de amor, de paz, de justiça, de bondade e de misericórdia.

 

Dias 10 e 11 – 28° Domingo do Tempo Comum

 

A liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum utiliza a imagem do “banquete” para descrever esse mundo de felicidade, de amor e de alegria sem fim que Deus quer oferecer a todos os seus filhos.

 

Dia 12 – Solenidade de Nossa Senhora Aparecida

 

Desde as primeiras horas deste dia, que a Igreja no nosso país nos motiva a celebrarmos a Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida! E não poderia ser diferente, uma vez que Maria é apresentada como aquela que ouviu de maneira exemplar a palavra de Deus, como a serva do Senhor, que diz “sim” à sua palavra, como a cheia de graça de que a si mesma nada é, mas que é tudo por bondade de Deus. Assim, ela é o modelo original dos homens que se abrem a Deus e se deixam enriquecer por ele, o modelo original da humanidade que crê.

 

Dias 17 e 18 – 29° Domingo do Tempo Comum

 

A liturgia do 29º Domingo do Tempo Comum convida-nos a refletir acerca da forma como devemos equacionar a relação entre as realidades de Deus e as realidades do mundo. Diz-nos que Deus é a nossa prioridade e que é a Ele que devemos subordinar toda a nossa existência; mas avisa-nos também que Deus nos convoca a um compromisso efetivo com a construção do mundo.

 

Dias 24 e 25 – 30° Domingo do Tempo Comum

 

A liturgia do 30º Domingo do Tempo Comum diz-nos, de forma clara e inquestionável, que o amor está no centro da experiência cristã. O que Deus pede – ou antes, o que Deus exige – a cada fiel é que deixe o seu coração ser submergido pelo amor.

 

Dias 31 e 01/11 – Solenidade de Todos os Santos

 

Muitos nos precederam no tempo; deixaram-nos uma herança de vida vivida no amor e na fé, no sacrifício e no trabalho. Esta eucaristia é manifestação fraterna de nossa solicitude cristã pelos que morreram, e do nosso reconhecimento. O sacrifício de Cristo, que obtém a salvação, abre a eles e a nós a vida eterna.

 

Dia 02/11 – Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

 

O homem pode tornar-se santo; a santidade não é só possível, mas já uma realidade; muitos já são santos entre nós hoje, e muitos, transformados com Cristo, veem a Deus face a face como ele é. A eucaristia transforma-nos lenta e progressivamente em pessoas capazes de contemplar o Pai com todos os que são salvos.