Comentários para a Liturgia do Mês de Maio de 2024

Dias 04 e 05 – 6o Domingo do Tempo Pascal

 

A liturgia do sexto Domingo da Páscoa expõe, diante dos nossos olhos, a “rede” de amor que atravessa toda a história da salvação: Deus é a fonte primeira do amor; Ele ama o seu Filho Jesus, comunica-lhe o seu amor e envia-o ao encontro dos homens; Jesus mostrou aos homens, em gestos e palavras, o amor de Deus; os discípulos de Jesus acompanharam-no desde a Galileia até Jerusalém e foram testemunhas do seu amor “até ao extremo”; transformados em Homens Novos pelo amor de Jesus, os discípulos são agora no mundo os arautos do amor de Deus.

 

Dias 11 e 12 – Domingo da Ascensão do Senhor

 

A Solenidade da Ascensão de Jesus que hoje celebramos sugere que, no final do caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, a comunhão com Deus. Sugere também que Jesus nos deixou o testemunho e que somos nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o projeto libertador de Deus para os homens e para o mundo.

 

Dias 18 e 19 – Domingo de Pentecostes

 

O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os fiéis; o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo.

 

Dias 25 e 26 – Domingo da Santíssima Trindade

 

A Solenidade que hoje celebramos não é um convite a decifrar o mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.