Comentários para a Liturgia do Mês de Junho

Dias 06 e 07 – Solenidade da Santíssima Trindade

 

Consciente que um dia teria que deixar seus discípulos, Jesus assegura-lhes que, sendo espírito de verdade, conduzi-los-á à posse total da verdade, fazendo-lhes conhecer o seu mistério; o que eles não compreendiam antes. Portanto, uma só é a revelação; sua fonte está no Pai, realiza-se no Filho e se completa nos que creem por meio do Espírito.

 

Dia 11 – Solenidade de Corpus Christi

 

Celebrar a Solenidade de Corpus Christi para nós Igreja, é celebrar a visibilidade de nossa fé através das espécies do pão e do vinho, que agora são alimento para a humanidade através do Corpo e do Sangue do Senhor. Que nós, numa só família, numa só Igreja, façamos de verdade essa experiência, para que em família, em nossas paróquias, distingamos o quão belo é ser de Cristo!

 

Dia 13 – Santo Antônio de Pádua

 

Nossas línguas não poderiam se calar neste dia em que celebramos aquele que tantas e tantas vezes cantou as glórias do Senhor ao segui-lo na sua Igreja. Por isso, rendamos graças a Deus por nos ter dado Santo Antônio de Pádua e estejamos certos de, com este grande santo da Igreja, estarmos também nós em sintonia com Deus que nos criou e nos quer todos em unidade com ele através da Palavra.

 

Dia 14 – 11° Domingo do Tempo Comum

 

O cristão é aquele chamado a partilhar do destino de Jesus, deixando tudo para segui-lo, crendo nele e aderindo à sua proposta que nos levanta do pecado e nos encaminha para a liberdade de consciência que não antepõe nada à frente das urgências da pregação do Reino de Deus a todos, indistintamente. Celebramos também nesta manhã, a entronização da imagem da Beata Nhá Chica à direita de Nossa Senhora, em seu altar, para que para sempre, interceda junto a ela e ao nosso Deus por nós!

 

Dias 20 e 21 – 12° Domingo do Tempo Comum

 

A missão não é tanto ir para longe, mas preocupar-se com as pessoas que estão por perto e que precisam de apoio, carinho, solidariedade, ajuda. A missão da comunidade é dar prosseguimento à prática de Jesus em favor de quem era marginalizado pela religião oficial da época dele: pessoas doentes, leprosas, possessas. As pessoas enviadas em missão devem anunciar o Reino de uma maneira simples e despojada, sem muitos artifícios de retórica ou de intelectualidade, muito menos em busca de resultados imediatos. Deus tem sua própria lógica.

 

Dias 27 e 28 – Solenidade de São Pedro e São Paulo

 

Celebramos hoje irmãos e irmãs, as figuras de dois grandes homens: Pedro e Paulo. Tanto o apóstolo das gentes quanto o primeiro dos apóstolos souberam ver em Jesus o Messias, o Filho de Deus vivo. Por isso, seja pela coroa da justiça, seja pela configuração à morte de Jesus na cruz ambos, a seu tempo, edificaram a Igreja de Cristo sob a rocha firme, a qual nada poderá vencê-la.