Comentários para a Liturgia do Mês de Outubro

Dias 02 e 03 – 27° Domingo do Tempo Comum

Dando início a este mês de outubro, mês missionário, vemos como as leituras do 27º Domingo do Tempo Comum apresentam, como tema principal, o projeto ideal de Deus para o homem e para a mulher: formar uma comunidade de amor, estável e indissolúvel, que os ajude mutuamente a realizarem-se e a serem felizes. Esse amor, feito doação e entrega, será para o mundo um reflexo do amor de Deus.

Dias 09 e 10 – 28° Domingo do Tempo Comum

A liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum convida-nos a refletir sobre as escolhas que fazemos; recorda-nos que nem sempre o que reluz é ouro e que é preciso, por vezes, renunciar a certos valores perecíveis, a fim de adquirir os valores da vida verdadeira e eterna.

Dia 12 – Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil

Desde as primeiras horas deste dia, que a Igreja no nosso país nos motiva a celebrarmos a Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida! E não poderia ser diferente, uma vez que Maria é apresentada como aquela que ouviu de maneira exemplar a palavra de Deus, como a serva do Senhor, que diz “sim” à sua palavra, como a cheia de graça de que a si mesma nada é, mas que é tudo por bondade de Deus. Assim, ela é o modelo original dos homens que se abrem a Deus e se deixam enriquecer por ele, o modelo original da humanidade que crê.

Dias 16 e 17 – 29° Domingo do Tempo Comum

A liturgia do 29º Domingo do Tempo Comum lembra-nos, mais uma vez, que a lógica de Deus é diferente da lógica do mundo. Convida-nos a prescindir dos nossos projetos pessoais de poder e de grandeza e a fazer da nossa vida um serviço aos irmãos. É no amor e na entrega de quem serve humildemente os irmãos que Deus oferece aos homens a vida eterna e verdadeira.

Dias 23 e 24 – 30° Domingo do Tempo Comum

A liturgia do 30° Domingo do Tempo Comum fala-nos da preocupação de Deus em que o homem alcance a vida verdadeira e aponta o caminho que é preciso seguir para atingir essa meta. De acordo com a Palavra de Deus que nos é proposta, o homem chega à vida plena, aderindo a Jesus e acolhendo a proposta de salvação que Ele nos veio apresentar.

Dias 30 e 31 – 31° Domingo do Tempo Comum

A liturgia do 31° Domingo do Tempo Comum diz-nos que o amor está no centro da experiência cristã. O caminho da fé que, dia a dia, somos convidados a percorrer, resume-se no amor Deus e no amor aos irmãos – duas vertentes que não se excluem, antes se complementam mutuamente.