A missa pós-pandemia…

Nestes tempos, em que mais e mais nos deixamos levar por comentários que não sabemos de onde vieram, boatos e fake news, torna-se mais urgente ainda recorrermos ao nosso bom Deus, que nunca nos abandonou, para que mais e mais estejamos fortalecidos em sua graça, porque na sua intimidade.

 

Contudo, devemos nos perguntar: “Tenho buscado a Deus, em espírito e em verdade, ou tenho simulado um amor, através de disfarces que uso para enganá-lo?”

 

Ultimamente, até nos acostumamos com as chamadas “transmissões ao vivo”, meios de interação com o que está acontecendo em tempo real e isso, com a comodidade de se estar no aconchego do lar. Tudo isso teria muitíssimo o seu valor, se não estivéssemos falando da Santa Missa.

 

Sim, porque se a modernidade tem suas benesses, tem também seus perigos, seus enganos e é aí que devemos saber: a Deus, não se conhece pela tela de um computador, porque a comunidade sempre foi e sempre será uma experiência de encontro, mais do que físico, de ideias, de sentimentos, de idas e vindas ao Senhor.

 

Muitos de nós, se não estamos em Deus, podemos pensar mesmo que esta pandemia poderia perdurar para sempre, porque assim, teríamos uma bela desculpa para não retornarmos à comunidade; porém, temos que ser coerentes com nossos passos e constatarmos que temos andado por todos os lados, menos em direção ao Senhor!

 

Àqueles que não podem vir à comunidade, obviamente a “comunhão espiritual” têm seu valor, enquanto encontro com Jesus na hóstia sagrada; porém, àqueles que podendo vir à casa de Deus, preferem se omitir, ainda mais neste momento de abrandamento da pandemia e avanço da vacinação, o que fica mesmo é a percepção de hipocrisia com a fé recebida e infelizmente não praticada.

 

Por isso, reflita, constate, reavalie sua vida e admita se já não estaria mais do que na hora de você, devoto de Santa Rita de Cássia, você e toda sua família, não retornar a vida paroquial, retornar as nossas pastorais, movimentos, grupos, serviços e projetos sociais, que tanto expressam uma comunidade viva e que entendeu o que a Palavra nos diz quando nos afirma de que a fé em obras, é morta.

 

A comunidade te espera.

Deus te espera!