Comentários para a Liturgia do Mês de Agosto – Mês Vocacional

Dias 01 e 02 – 18° Domingo do Tempo Comum – Vocação para o Ministério Ordenado (diáconos, padres e bispos)

Quando nos dispomos a nos alimentar de Cristo em nossas vidas, em nossos atos, nos comprometemos a reconhecê-lo aquele que nos dá forças para a caminhada, uma vez que ninguém pode nos separar do seu amor. Neste primeiro domingo do mês de agosto, celebramos o chamado que Deus faz aos homens que, nele, são sacerdotes a serviço do povo.

Dias 08 e 09 – 19° Domingo do Tempo Comum – Vocação para a Vida em Família (dia dos pais)

Permanecermos sobre o monte, na presença do Senhor, é o que nos faz ser segregados em favor dos irmãos, a tal ponto que conseguimos caminhar sobre as dificuldades deste mundo, superando-as. Celebramos hoje, a feliz vocação de todos os pais, que dia após dia, não medem esforços por fazerem de seus lares, verdadeiros pedaços do céu, ao administrarem com carinho suas casas e nelas, proverem o necessário à família de Deus.

Dias 15 e 16 – Assunção de Nossa Senhora – Vocação para a Vida Consagrada (dia dos religiosos e consagrados seculares)

Celebrar a assunção de Nossa Senhora é, para nós, celebrarmos todas as realidades terrenas que, elevadas ao céu na pessoa da Mãe de Deus, nos colocam em plena posse das realidades celestes, a ponto de nós homens pecadores, sermos redimidos pelo sacrifício do Filho de Maria, eleita bendita entre todas as mulheres. Lembremo-nos nesta data das várias vocações religiosas que nos incentivam na busca do Reino, de tantas mulheres que se doam sem reserva alguma em prol da causa do Evangelho.

Dias 22 e 23 – 21° Domingo do Tempo Comum – Vocação para os Ministérios e Serviços na Comunidade (dia dos leigos)

A chave da casa de Deus que portamos é a constatação de que tudo é dele, por ele e com ele, uma vez que em Pedro já adentramos à realidade do Reino dos Céus, ainda sobre esta terra. Neste dia, acolhemos também os diversos ministérios de nossa igreja, que compõem os frutos maduros de uma dedicação ao irmão.

Dias 29 e 30 – 22° Domingo do Tempo Comum – Dia Nacional dos Catequistas

Uma vez que a Palavra do Senhor tornou-se para nós fonte de vergonha, ofereçamo-nos como sacrifício vivo a Ele, para que sejamos dignos se ser chamados seus filhos, sempre em aprendizagem; e neste intuito, queremos também agradecer a todos os catequistas que na doação de suas vidas e tempo, constroem nossa igreja em seus catequizandos.