Recordação da vida e trajetória ministerial do Diácono Antônio Centenário (Cebolinha)

Nasceu no Sítio Volta Redonda (zona rural) em Santa Rita do Passa Quatro, aos 25 de novembro de 1950, filho de Paulo Centenário e Regina Providelo Centenário, tendo outros três irmãos, Angelo, Egydio e Maria Luísa e aos 07 anos de idade, foi morar na zona urbana desta mesma cidade.

Estudou na Escola Francisco Ribeiro e Nelson Fernandes, de onde mais à frente, foi cursar os estudos preparatórios à formação diaconal na cidade de Ribeirão Preto, cursando semanalmente Teologia, entre 1986-1987 no CEARP.

Trabalhou na Escola Agrícola em Santa Rita, como professor de religião, na área de estudos religiosos. Também desempenhou trabalhos em um programa na Rádio Francisco Alves e na Rádio Santa Rita FM (rádio comunitária de nossa paróquia), onde falava sobre temas religiosos. Igualmente na Escola Nelson Fernandes, foi inspetor de alunos por 30 anos, onde se aposentou.

Nos seus serviços paroquiais, atuou nas Pastorais do Batismo, Matrimônio, Catequese, Apostolado da Oração, Pastoral da Juventude entre outras participações esporádicas.

Foi ordenado Diácono aos 18 de março de 1988, às 19:30 na então Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, hoje Santuário de nossa cidade de Santa Rita do Passa Quatro, tendo sido ordenado pelas mãos de Dom Romeu Alberti, então arcebispo metropolitano.

Diante deste momento, onde a saudade já se acumula em nossos corações, recorremos às centenas de lembranças que, de relance, ou cercadas de profundidade, vêm à nossa memória.

Neste aspecto, quanto às recordações, lembramos do grande amor do Diácono Cebolinha à sua vocação… Como deixar de recordar a missa do diacônio arquidiocesano (ainda pequeno) acontecida em NOSSA CIDADE, na Paróquia Santa Rita de Cássia (assumida inesperadamente por nós, devido a um imprevisto na paróquia que deveria acontecer), NO DIA 10 DE AGOSTO DE 2005-2006, (conforme fotos postadas) presidida pelo então arcebispo Dom Arnaldo Ribeiro, nos referimos  à disponibilidade do Diácono Cebolinha em saber perder a própria ideia em favor do “OUTRO”, ficou registrada nesta missa, quando sendo ele o diácono anfitrião, o fato de saber deixar o ambiente celebrativo para socorrer um outro diácono que passara mal durante a celebração (Diácono Eliseu – Par. Nossa Senhora das Dores – Altinópolis)…

Ou ainda, como poderíamos esquecer a imensa alegria do seu coração, expressa pela surpresa da belíssima celebração de 25 anos de ordenação diaconal, oferecida pela nossa paróquia; a presença dos diáconos e seus familiares, possibilitou além de uma alegria entusiasmante, um belo clima de fraternidade eclesial, vivenciada também no laudo jantar, oferecido após a celebração litúrgica… E ainda tantas outras lembranças que estenderia por dias este relato.

Em 21 de abril de 2021, foi (a pedido do senhor arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva), transferido para ajudar na Paróquia São José Operário (até a chegada do novo vigário), em nossa cidade, permanecendo ali até o final do semestre do mesmo ano, quando acometido de uma doença provocada por uma infecção, foi internado no Hospital de Clínicas de Ribeirão Preto, vindo a entregar definitivamente sua vida ao Pai, na Páscoa definitiva, em 06 de agosto de 2022, Festa da Transfiguração, às 16:30.

Seu corpo foi devidamente velado no Santuário Santa Rita de Cássia até às 15:00 do dia 07, cercado de inúmeras coroas e ramalhetes de flores, que expressavam a gratidão das várias comunidades, pastorais, grupos, serviços, projetos sociais, movimentos, famílias de nossa Paróquia Santa Rita de Cássia e da Paróquia São José Operário, registramos ainda essas mesmas manifestações provenientes de outras cidades.

Depois de duas missas de corpo presente (07:00 e 09:00), foi então, presidida por Dom Moacir Silva, arcebispo metropolitano de Ribeirão preto, a missa oficial de exéquias, com a presença de uma boa representação do diacônio arquidiocesano, sacerdotes, congregações religiosas, autoridades civis e grande número de fiéis: logo em seguida, aconteceu o sepultamento.

A missa de sétimo dia acontece, no Santuário Santa Rita de Cássia, no dia 13 de agosto, sábado, às 19:00.

Agradeçamos a Deus, o dom da vida deste seu servo, que tanto amou a Igreja e serviu o povo de Deus.