Sínodo dos Bispos 2021-2023

No último dia 09 de outubro deste ano, o Papa Francisco abriu em toda a Igreja o Sínodo dos Bispos, que tem como missão buscar a unidade da Igreja no anúncio de Jesus Cristo pelo seu Evangelho.

“A palavra Sínodo significa “CAMINHAR JUNTOS”; buscar, a partir das diferenças, atingir, dentro da dinâmica doutrinal, o caminho de testemunho do mesmo Evangelho para os tempos de hoje, isto é, testemunho que nasce da realidade, situações e desdobramentos do pensamento provocado pelas influências da sociedade moderna.

O Sínodo, ou seja, este “caminhar juntos”, terá por dois anos, várias fases, ou seja, primeiro: a abertura dos trabalhos em Roma, pelo Papa Francisco; segundo, através de materiais que possibilitem estes trabalhos, a segunda fase se refere às dioceses do mundo todo, acontecida a partir das paróquias com suas comunidades. A terceira fase, reunido as informações, buscará a expressão dentro dos continentes. Na quarta fase, teremos o retorno à Roma deste rico material para uma análise da vida da Igreja e depois de estudos que agrupem necessidades conhecidas para o anúncio do Evangelho, aguardar então, os resultados para a continuidade testemunhal de uma Igreja em saída.