Comentários para a Liturgia do Mês de Fevereiro

Dias 04 e 05 – 5o Domingo do Tempo Comum

A Palavra de Deus deste 5º Domingo do Tempo Comum convida-nos a refletir sobre o compromisso cristão. Aqueles que foram interpelados pelo desafio do “Reino” não podem remeter-se a uma vida cômoda e instalada, nem refugiar-se numa religião ritual e feita de gestos vazios; mas têm de viver de tal forma comprometidos com a transformação do mundo que se tornem uma luz que brilha na noite do mundo e que aponta no sentido desse mundo de plenitude que Deus prometeu aos homens – o mundo do “Reino”.

Dias 11 e 12 – 6o Domingo do Tempo Comum

A liturgia de hoje garante-nos que Deus tem um projeto de salvação para que o homem possa chegar à vida plena e propõe-nos uma reflexão sobre a atitude que devemos assumir diante desse projeto.

Dias 18 e 19 – 7o Domingo do Tempo Comum

A liturgia do sétimo Domingo do Tempo Comum convida-nos à santidade, à perfeição. Sugere que o “caminho cristão” é um caminho nunca acabado, que exige de cada homem ou mulher, em cada dia, um compromisso sério e radical (feito de gestos concretos de amor e de partilha) com a dinâmica do “Reino”. Somos, assim, convidados a percorrer o nosso caminho de olhos postos nesse Deus santo que nos espera no final da viagem.

Dia 22 – Quarta-feira de Cinzas

Abrindo o Tempo Quaresmal em nossa paróquia, celebramos nesta Quarta-feira de Cinzas o chamado à conversão, com a imposição das cinzas, abrindo assim, a Campanha da Fraternidade 2023, com o tema “Fraternidade e Fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Dias 25 e 26 – 1o Domingo da Quaresma

No início da nossa caminhada quaresmal, a Palavra de Deus convida-nos à “conversão” – isto é, a recolocar Deus no centro da nossa existência, a aceitar a comunhão com Ele, a escutar as suas propostas, a concretizar no mundo – com fidelidade – os seus projetos.