Comentários para a Liturgia do Mês de Agosto de 2023

Dias 05 e 06 – Transfiguração do Senhor – Dia do Padre

 

Dando início a este mês vocacional, queremos celebrar a vocação sacerdotal daqueles que se doam ao Senhor, através da comunidade de fé, comprometendo-se a servi-la, conduzindo-a ao Senhor. Situada antes do anúncio da Paixão e da Morte, a Transfiguração prepara os Apóstolos para a compreensão desse mistério. A Transfiguração, manifestação da vida divina, que está em Jesus, é uma antecipação do esplendor do Senhor.

 

Dias 12 e 13 – 19° Domingo do Tempo Comum – Dia dos Pais

 

Celebramos neste final de semana, a vocação de nossos pais, que tendo nos doado a vida, são expressão da presença divina em nosso lar. A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum tem como tema fundamental a revelação de Deus. Fala-nos de um Deus apostado em percorrer, de braço dado com os homens, os caminhos da história.

 

Dias 19 e 20 – Assunção de Nossa Senhora – Dia dos Religiosos

 

Neste terceiro domingo do mês de agosto, a Igreja dedica sua lembrança aos religiosos e religiosas que, na pobreza, obediência e castidade, se doam à comunidade de fé. Também veneramos Nossa Senhora que, assunta aos céus em corpo e alma pelos méritos de seu Filho, está para nós como nossa intercessora e advogada junto à Trindade.

 

Dias 26 e 27 – 21° Domingo do Tempo Comum – Dia dos Leigos (Catequistas)

 

Neste último final de semana de agosto, a Igreja volta nossa atenção para o estado laical de todos os católicos comprometidos com sua comunidade paroquial. Encerramos este mês dedicado às vocações, dando uma especial atenção àqueles que se empenham à transmissão da fé, os catequistas. São eles e elas que, a todo instante, superam as dificuldades que se apresentam no cotidiano, para formar o futuro de nossa Igreja. No centro da reflexão que a liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum nos propõe, estão dois temas à volta dos quais se constrói e se estrutura toda a existência cristã: Cristo e a Igreja.