Comentários para a Liturgia do Mês de Março

Dias 29/02 e 01/03 – 1° Domingo da Quaresma

 

O grande convite quaresmal é para nos deixarmos guiar pela Palavra do Senhor. Abandonar-se inteiramente nas mãos de Deus; abandono confiante. É ter a mesma atitude de Jesus que, no deserto, foi tentado, mas escolheu confiar-se inteiramente ao Pai. Deus nos dá a legítima liberdade, pela qual podemos tomar uma decisão radical. É preciso saber escolher, como fez Jesus, e Deus estará sempre presente em nossa vida, no mais profundo de nossa existência, pois nos ama.

 

Dias 07 e 08 – 2° Domingo da Quaresma

 

Elevemos nosso olhar para o alto e subamos a montanha da vida para o encontro com Deus. Lá, contemplemos seu amor radical, transfigurado por causa de sua fidelidade ao Pai. Ele nos chama para termos um olhar novo sobre as pessoas, sobre a natureza e nós mesmos. Nele descobrimos nossa real necessidade, que é a vida, a paz, a harmonia e a concórdia. Ele nos ensina a viver com os pés na terra, mas sem nos esquecermos de que somos cidadãos do infinito do céu. “Escutemos, pois, o que Ele nos diz”.

 

Dias 14 e 15 – 3° Domingo da Quaresma

 

A Quaresma quer que se realize a nova presença do Senhor entre nós. Ele é o sempre novo que precisamos encontrar, e nele tudo se renova, recria, revive. O Deus de Jesus é nosso Deus, e Ele vê e age na história. “Se tu conhecesses o dom de Deus…” É Jesus mesmo que nos ensina no Evangelho que o cristão não pode ser estéril diante de Deus, do amor e da misericórdia. Ele deseja a salvação de todos. Por isso, o Senhor nos propõe que mudemos o coração. Quaresma, chance de conversão que o Senhor nos oferece.

 

Dias 21 e 22 – 4° Domingo da Quaresma

 

Muitas vezes, presos em nossa cegueira espiritual, somos incapazes de enxergar a graça de Deus que vêm a nós no pedido do seu Filho, para que o acolhamos, acolhendo aquele que vem ao nosso encontro. Daí, a necessidade de que sejamos purificados de toda lama do mundo, para somente assim, não divergirmos a respeito de quem seja o Cristo de Deus: aquele que se mostra a nós e fala conosco…

 

Dias 28 e 29 – 5º Domingo da Quaresma

 

Buscando o desapego que brota de uma consciência totalmente entregue a vontade divina, possamos ter bem presente em nossas mentes que se não morrermos, não poderemos dar a Deus os devidos frutos que ele espera, uma vez que aqueles que morrem em Cristo, tem nele a vida eterna… Aniquilemos, portanto, em nós nossos pecados ao ouvirmos a voz de Deus, para que nos desvencilhemos das amarras do mundo e sejamos libertos no seu Cristo.