Comentários para a Liturgia do Mês de Junho

Dia 03 – Solenidade de Corpus Christi

Celebrar a Solenidade de Corpus Christi para nós Igreja, é celebrar a visibilidade de nossa fé através das espécies do pão e do vinho, que agora são alimento para a humanidade através do Corpo e do Sangue do Senhor. Que nós, numa só família, numa só Igreja, façamos de verdade essa experiência, para que em família, em nossas paróquias, distingamos o quão belo é ser de Cristo!

Dias 05 e 06 – 10° Domingo do Tempo Comum

Dia 05 – O tema deste 10º Domingo do Tempo Comum gravita à volta da identidade de Jesus e da comunhão que Ele deseja estabelecer com aqueles que se colocam na disposição de o seguir: fica claro que Jesus não tem qualquer aliança com o Demônio e com o poder do mal e que se quer definir pela sua relação de obediência com Deus Pai, à qual convida todos aqueles que se querem sentir parte da sua família.

Dia 06 (Falar o comentário acima, e em seguida, este) – Celebramos também neste dia o Jubileu de Prata, os 25 anos de sacerdócio do Pe. Tadeu. Que esta caminhada do senhor, e boa parte dela entre nós, seja sempre estímulo para nossa comunidade de fé; para que nós, a exemplo do senhor, sempre busquemos como nossa padroeira, confiarmos no Filho de Deus, que se dignou fazê-lo ministro da sua Igreja.

Dias 12 e 13 – 11° Domingo do Tempo Comum

A liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum convida-nos a olhar para a vida e para o mundo com confiança e esperança. Deus, fiel ao seu plano de salvação, continua, hoje como sempre, a conduzir a história humana para uma meta de vida plena e de felicidade sem fim.

Dias 19 e 20 – 12° Domingo do Tempo Comum

Deus preocupa-se com os dramas dos homens? Onde está Ele nos momentos de sofrimento e de dificuldade que enfrentamos ao longo da nossa vida? A liturgia do 12º Domingo do Tempo Comum diz-nos que, ao longo da sua caminhada pela terra, o homem não está perdido, sozinho, abandonado à sua sorte; mas Deus caminha ao seu lado, cuidando dele com amor de pai e oferecendo-lhe a cada passo a vida e a salvação.

Dias 26 e 27 – 13° Domingo do Tempo Comum

Deus ama a vida! Ele quer apenas a vida! “Deus criou o homem para ser incorruptível” (primeira leitura). Pelo seu Filho, salva-nos da morte: eis porque Lhe damos graças em cada Eucaristia. Na sua vida terrena, Jesus sempre defendeu a vida. O Evangelho de hoje relata-nos dois episódios que assinalam a defesa da vida: Ele cura, Ele levanta. Ele torna livres todas as pessoas, dá-lhes toda a dignidade e capacidade para viver plenamente. Sabemos dizer-Lhe que Ele é a nossa alegria de viver?