Comentários para a Liturgia do Mês de Julho
Dias 06 e 07 – 14? Domingo do Tempo Comum
Em torno de nós e em nós há o mal, o sofrimento devido à injustiça, a morte devida ao egoísmo, mas Cristo venceu tudo isso. Podemos participar de sua vitória na celebração eucarística. Para que esta, porém, seja real devemos também viver a sua vida, crer na sua eficácia sobre a morte e na sua vitória final.
Dias 13 e 14 – 15? Domingo do Tempo Comum
Toda vez que a assembleia eucarística se reúne, põe-se em relação com Deus através de Cristo, que está presente no meio dela. Cristo é a face humana de Deus, com quem devemos confrontar-nos, e que nos transforma em filhos de Deus.
Dias 20 e 21 – 16? Domingo do Tempo Comum
Não podemos dizer que exercemos a hospitalidade enquanto não acolhemos alguém. A celebração eucarística é também uma ação de hospitalidade na qual acolhemos Cristo. E, com ele, acolhemos com o mesmo amor, o último dos homens que procure estar conosco.
Dias 27 e 28 – 17? Domingo do Tempo Comum
O homem encontra Deus na oração. Uma vez que a eucaristia é “um encontro”, a oração eucarística tem lugar eminente na celebração; é ação de graças, súplica, intercessão universal, e possui os múltiplos aspectos da oração perfeita que salvou o mundo, a de Cristo na cruz.