Comentários para a Liturgia do Mês de Dezembro

Dias 30/11 e 01/12 – 1° Domingo do Advento

Dando início a mais este ano litúrgico, em que caminharemos à luz do Evangelho de Mateus, queremos estar vigilantes na escuta da Palavra, como também na pressa em cumpri-la, sabendo que o Senhor que está para chegar nos pede nestes nossos dias, que esta espera seja precedida de alegre esperança naquele que virá para ser o nosso irmão e Senhor!

Dias 07 e 08 – Imaculada Conceição de Nossa Senhora

É com grande alegria que a Igreja nesta noite celebra a Imaculada Conceição de Maria como um dom a toda a humanidade, uma vez que aquela que foi preservada da mancha original do pecado nos ensina que na acolhida da Palavra que se fará Verbo está toda nossa toda a possibilidade do impossível!

Dias 14 e 15 – 3° Domingo do Advento

A expectativa criada em nossos corações a respeito da pessoa que nos reconduzirá a Deus acabou: Jesus é aquele que devia vir a nós! O próprio Deus vem nos salvar em sua pessoa. Portanto, fortaleçamos os nossos corações para a vinda do Senhor.

Dias 21 e 22 – 4° Domingo do Advento

Depois de Jesus ter sido anunciado por João, é chegada a hora de também os céus anunciarem que o Emanuel/Deus conosco é o cumpridor da promessa de que uma Virgem conceberá: Nossa Senhora, prometida a José, filho de Davi, será a Mãe do Salvador. Esperemos o Messias, certos que nossa fé vivida intensamente não será frustrada!

Dia 24 – Missa da Noite de Natal

“Ó noite bendita, quando vemos nosso Deus feito carne por amor dos homens!”. Certamente assim disseram os anjos, quando do seu anúncio aos pastores, de que o Messias se dá ao mundo como Salvador da humanidade, manifestando a bondade de Deus para conosco. Alegremo-nos e nele exultemos porque a glória de Deus veio a nós!

Dia 25 – Missa do Dia de Natal

Todos os confins da terra hão de ver a salvação que vem do nosso Deus, ao constatarem que Deus falou-nos por meio de seu Filho. A Palavra se fez carne e habitou entre nós, iniciando a definitiva aliança com seu povo.

Dias 28 e 29 – Missa da Sagrada Família

Quando nos propomos à grande aventura de construirmos em nossas casas, a pequena Igreja em família, é porque entendemos que esta família aberta à honra devida aos pais passa necessariamente pela vida da família no Senhor e ao cuidado de todos para com todos.

31/12 e 01/01 – Santa Maria, Mãe de Deus

Ao darmos início a esta celebração, queremos não somente agradecer o ano que encerramos, mas nos abrir a um 2020 já repleto de boas expectativas. Certamente, a Santa Mãe de Deus, Maria, está conosco a nos mostrar seu Filho, fonte de toda bênção, que nos conduzir ao Pai.