Comentários para a Liturgia do Mês de Fevereiro

Que sentido têm o sofrimento e a dor que acompanham a caminhada do homem pela terra? Qual a “posição” de Deus face aos dramas que marcam a nossa existência? A liturgia do 5º Domingo do Tempo Comum reflete sobre estas questões fundamentais. Garante-nos que o projeto de Deus para o homem não é um projeto de morte, mas é um projeto de vida verdadeira, de felicidade sem fim.

A liturgia do 6º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos um Deus cheio de amor, de bondade e de ternura, que convida todos os homens e todas as mulheres a integrar a comunidade dos filhos amados de Deus. Ele não exclui ninguém nem aceita que, em seu nome, se inventem sistemas de discriminação ou de marginalização dos irmãos.

Dia 17 – Quarta-feira de Cinzas – Início da Quaresma e Dia de Jejum e Abstinência

Durante todo este dia e agora nesta noite queremos iniciar em nossa comunidade de fé, o tempo forte da Quaresma, tempo de penitência e conversão, nos chamando à oração, à esmola e ao jejum. Queremos também em todo nosso país, abrir neste tempo a Campanha da Fraternidade 2021, que ecumênica, tem como tema este ano Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor e o lema: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido ele fez uma unidade” (Ef 2, 14).

Dias 20 e 21 – 1° Domingo da Quaresma

No primeiro Domingo do Tempo da Quaresma, a liturgia garante-nos que Deus está interessado em destruir o velho mundo do egoísmo e do pecado e em oferecer aos homens um mundo novo de vida plena e de felicidade sem fim.

Dias 27 e 28 – 2° Domingo da Quaresma

No segundo Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir para chegar à vida nova: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projetos, o caminho da obediência total e radical aos planos do Pai.