Comentários para a Liturgia do Mês de Abril

Dias 02 e 03 – 5° Domingo da Quaresma

A liturgia de hoje fala-nos (mais uma vez, porque Deus não se cansa de nós!) de um Deus que ama e cujo amor nos desafia a ultrapassar as nossas escravidões para chegar à vida nova, à ressurreição.

Dias 09 e 10 – Domingo de Ramos da Paixão do Senhor

A liturgia convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.

Dia 17 – Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor

A liturgia deste domingo celebra a ressurreição e garante-nos que a vida em plenitude resulta de uma existência feita dom e serviço em favor dos irmãos. A ressurreição de Cristo é o exemplo concreto que confirma tudo isto.

Dias 23 e 24 – 2° Domingo da Páscoa – Domingo da Divina Misericórdia

A liturgia hoje põe em relevo o papel da comunidade cristã como espaço privilegiado de encontro com Jesus ressuscitado. Celebramos neste dia também, o Domingo da Misericórdia, onde o nosso Deus por tanto nos amar, confirma sua busca da pessoa humana.

Dias 30/04 e 01/05 – 3° Domingo da Páscoa

A liturgia deste 3º Domingo do Tempo Pascal recorda-nos que a comunidade cristã tem por missão testemunhar e concretizar o projeto libertador que Jesus iniciou; e que Jesus, vivo e ressuscitado, acompanhará sempre a sua Igreja em missão, vivificando-a com a sua presença e orientando-a com a sua Palavra.