Comentários para a Liturgia do Mês de Novembro

Dia 02 – Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

Muitos nos precederam no tempo; deixaram-nos uma herança de vida vivida no amor e na fé, no sacrifício e no trabalho. Esta eucaristia é manifestação fraterna de nossa solicitude cristã pelos que morreram, e do nosso reconhecimento. O sacrifício de Cristo, que obtém a salvação, abre a eles e a nós a vida eterna. Lembremos de todos aqueles que, por esta pandemia, perderam suas vidas e que em especial, aqui em nossa paróquia, tanto nos deixaram lembranças e saudades.

Dias 06 e 07 – Todos os Santos

O homem pode tornar-se santo; a santidade não é só possível, mas já uma realidade; muitos já são santos entre nós hoje, e muitos, transformados com Cristo, veem a Deus face a face como ele é. A eucaristia transforma-nos lenta e progressivamente em pessoas capazes de contemplar o Pai com todos os que são salvos.

A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos, fundamentalmente, um convite à esperança. Convida-nos a confiar nesse Deus libertador, Senhor da história, que tem um projeto de vida definitiva para os homens. Ele vai – dizem os nossos textos – mudar a noite do mundo numa aurora de vida sem fim.

Dias 20 e 21 – Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo

No 34º Domingo do Tempo Comum, celebramos a Solenidade de Jesus Cristo, Rei e Senhor do Universo. A Palavra de Deus que nos é proposta neste último domingo do ano litúrgico convida-nos a tomar consciência da realeza de Jesus; deixa claro, no entanto, que essa realeza não pode ser entendida à maneira dos reis deste mundo: é uma realeza que se concretiza de acordo com uma lógica própria, a lógica de Deus. O Evangelho, especialmente, explica qual é a lógica da realeza de Jesus.

Dias 27 e 28 – 1° Domingo do Advento

Iniciamos com esta liturgia, um novo ano litúrgico em nossa Igreja e, em especial, este Primeiro Domingo do Advento convida-nos a equacionar a nossa caminhada pela história à luz da certeza de que “o Senhor vem”. Apresenta também aos fiéis indicações concretas acerca da forma como devem viver esse tempo de espera.