Comentários para a Liturgia do Mês de Maio

Dias 01 e 02 – 5° Domingo do Tempo Pascal

 

A liturgia do 5º Domingo da Páscoa convida-nos a refletir sobre a nossa união a Cristo; e diz-nos que só unidos a Cristo temos acesso à vida verdadeira.

 

Dias 08 e 09 – 6° Domingo do Tempo Pascal

 

A liturgia do 6º Domingo da Páscoa convida-nos a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa, nos gestos e nas palavras de Jesus e dia a dia tornado presente na vida dos homens por ação dos discípulos de Jesus.

 

Dias 15 e 16 – Ascensão do Senhor

 

A Solenidade da Ascensão de Jesus que hoje celebramos sugere que, no final do caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, a comunhão com Deus. Sugere também que Jesus nos deixou o testemunho e que somos nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o projeto libertador de Deus para os homens e para o mundo.

 

Dia 23 – Solenidade de Pentecostes

 

O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os fiéis, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo.

 

Dias 29 e 30 – Santíssima Trindade

 

A Solenidade que hoje celebramos não é um convite a decifrar o mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.