Comentários para a Liturgia do Mês de Junho

Dias 04 e 05 – Domingo de Pentecostes

O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os fiéis, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo.

Dias 11 e 12 – Santíssima Trindade

A Solenidade que hoje celebramos não é um convite a decifrar a mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.

Dia 16 – Corpus Christi

Celebrar a Solenidade de Corpus Christi para nós Igreja, é celebrar a visibilidade de nossa fé através das espécies do pão e do vinho, que agora são alimento para a humanidade através do Corpo e do Sangue do Senhor. Que nós, numa só família, numa só Igreja, façamos de verdade essa experiência, para que em família, em nossas paróquias, distingamos o quão belo é ser de Cristo!

Dias 18 e 19 – 12° Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste domingo coloca no centro da nossa reflexão a figura de Jesus: quem é Ele e qual o impacto que a sua proposta de vida tem em nós? A Palavra de Deus que nos é proposta impele-nos a descobrir em Jesus o “messias” de Deus, que realiza a libertação dos homens através do amor e do dom da vida; e convida cada “cristão” à identificação com Cristo – isto é, a “tomar a cruz”, a fazer da própria vida um dom generoso aos outros.

Dias 25 e 26 – 13° Domingo do Tempo Comum

A opção por Jesus é o que nos faz colocar a mão no arado sem medo, uma vez que os homens infelizmente nem sempre são coerentes com suas decisões. Para tanto, é preciso que sejamos conduzidos pelo Espírito que gera vida e vida para além da lei.