Comentários para a Liturgia do Mês de Fevereiro de 2024

Dias 03 e 04 – 5o Domingo do Tempo Comum

Que sentido têm o sofrimento e a dor que acompanham a caminhada do homem pela terra? Qual a “posição” de Deus face aos dramas que marcam a nossa existência? A liturgia do 5º Domingo do Tempo Comum reflete sobre estas questões fundamentais. Garante-nos que o projeto de Deus para o homem não é um projeto de morte, mas é um projeto de vida verdadeira, de felicidade sem fim.

Dias 10 e 11 – 6o Domingo do Tempo Comum

A liturgia do 6º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos um Deus cheio de amor, de bondade e de ternura, que convida todos os homens e todas as mulheres a integrar a comunidade dos filhos amados de Deus. Ele não exclui ninguém nem aceita que, em seu nome, se inventem sistemas de discriminação ou de marginalização dos irmãos.

Dia 14 – Quarta-feira de Cinzas – Início da Quaresma e Dia de Jejum e Abstinência

Abrindo o Tempo Quaresmal em nossa paróquia, celebramos nesta Quarta-feira de Cinzas o chamado à conversão, com a imposição das cinzas, abrindo assim, a Campanha da Fraternidade 2024, com o tema “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8).

Dias 17 e 18 – 1o Domingo da Quaresma

No primeiro Domingo do Tempo da Quaresma, a liturgia garante-nos que Deus está interessado em destruir o velho mundo do egoísmo e do pecado e em oferecer aos homens um mundo novo de vida plena e de felicidade sem fim.

Dias 24 e 25 – 2o Domingo da Quaresma

No segundo Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir para chegar à vida nova: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projetos, o caminho da obediência total e radical aos planos do Pai.