Comentários para a Liturgia do Mês de Agosto

31/07 e 01/08 – 18° Domingo do Tempo Comum – Dia do Padre

Dando início a este mês vocacional, queremos celebrar a vocação sacerdotal daqueles que se doam ao Senhor, através da comunidade de fé, comprometendo-se a servi-la, conduzindo-a ao Senhor. A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum assegura-nos que Deus está empenhado em oferecer ao seu povo o alimento que dá a vida eterna e definitiva.

07 e 08 – 19° Domingo do Tempo Comum – Dia dos Pais

Celebramos neste final de semana, a vocação de nossos pais, que tendo nos doado a vida, são expressão da presença divina em nosso lar. A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum dá-nos conta, uma vez mais, da preocupação de Deus em oferecer aos homens o “pão” da vida plena e definitiva. Por outro lado, convida os homens a prescindirem do orgulho e da auto-suficiência e a acolherem, com reconhecimento e gratidão, os dons de Deus.

14 e 15 – Assunção de Nossa Senhora – Dia dos Religiosos

Neste terceiro domingo do mês de agosto, a Igreja dedica sua lembrança aos religiosos e religiosas que, na pobreza, obediência e castidade, se doam à comunidade de fé. Também veneramos Nossa Senhora que, assunta aos céus em corpo e alma pelos méritos de seu Filho, está para nós como nossa intercessora e advogada junto à Trindade.

21 e 22 – 21° Domingo do Tempo Comum – Dia do Leigo

Neste penúltimo final de semana de agosto, a Igreja volta nossa atenção para o estado laical de todos os católicos comprometidos com sua comunidade paroquial. Recorda-nos igualmente que a nossa existência pode ser gasta a perseguir valores efémeros e estéreis, ou a apostar nesses valores eternos que nos conduzem à vida definitiva, à realização plena. Cada homem e cada mulher têm, dia a dia, de fazer a sua escolha.

28 e 29 – 22° Domingo do Tempo Comum – Dia do Catequista

Encerramos este mês dedicado às vocações, dando uma especial atenção àqueles que se empenham à transmissão da fé, os catequistas. São eles e elas que, a todo instante, superam as dificuldades que se apresentam no cotidiano, para formar o futuro de nossa Igreja. A liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a “Lei”. Deus quer a realização e a vida plena para o homem e, nesse sentido, propõe-lhe a sua “Lei”. A “Lei” de Deus indica ao homem o caminho a seguir. Contudo, esse caminho não se esgota num mero cumprimento de ritos ou de práticas vazias de significado, mas num processo de conversão que leve o homem a comprometer-se cada vez mais com o amor a Deus e aos irmãos.