Comentários para a Liturgia do Mês de Novembro de 2024

Dia 02 – Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

 

A liturgia da Comemoração dos Fiéis Defuntos convida-nos a descobrir que o projeto de Deus para o homem é um projeto de vida. No horizonte final do homem não está a morte, o fracasso, o nada, mas está a comunhão com Deus, a realização plena do homem, a felicidade definitiva, a vida eterna.

 

Dia 03 – Todos os Santos

 

Celebrarmos nossos irmãos, os santos, é celebrarmos nossa destinação ao alto. Todos, a partir do batismo, devem tender a esta meta: transcorrermos nossa caminhada sobre esta terra, já com os olhos fitos nos céus. E os santos são prova cabal desta possibilidade: de que é possível viver na nossa carne as realidades já do alto!

 

Dias 09 e 10 – 32º Domingo do Tempo Comum

 

A liturgia do 32º Domingo do Tempo Comum fala-nos do verdadeiro culto, do culto que devemos prestar a Deus. A Deus não interessam grandes manifestações religiosas ou ritos externos mais ou menos sumptuosos, mas uma atitude permanente de entrega nas suas mãos, de disponibilidade para os seus projetos, de acolhimento generoso dos seus desafios, de generosidade para doarmos a nossa vida em benefício dos nossos irmãos.

 

Dias 16 e 17 – 33º Domingo do Tempo Comum

 

A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos, fundamentalmente, um convite à esperança. Convida-nos a confiar nesse Deus libertador, Senhor da história, que tem um projeto de vida definitiva para os homens. Ele vai – dizem os nossos textos – mudar a noite do mundo numa aurora de vida sem fim.

 

Dias 23 e 24 – Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

 

No 34º Domingo do Tempo Comum, celebramos a Solenidade de Jesus Cristo, Rei e Senhor do Universo. A Palavra de Deus que nos é proposta neste último domingo do ano litúrgico convida-nos a tomar consciência da realeza de Jesus; deixa claro, no entanto, que essa realeza não pode ser entendida à maneira dos reis deste mundo: é uma realeza que se concretiza de acordo com uma lógica própria, a lógica de Deus.

 

Dias 30 e 01/12 – 1º Domingo do Advento

 

Iniciamos neste final de semana, não só um novo tempo litúrgico em nossa comunidade de fé: iniciamos nossa perspectiva de recomeço de caminhada, sempre pautada pela encarnação, vida, morte e ressurreição daquele que nos ganhou para Deus. Por isso, celebrarmos o advento daquele que há de vir, é celebrarmos Jesus Cristo, Verbo feito carne para nossa salvação.