Quando e por que os sacerdotes usam paramentos rosa
O rosa representa uma quebra na austeridade da Quaresma, recordando aos fiéis que o período de penitência está acabando e que a celebração da Ressurreição de Cristo está chegando.
Domingo da Alegria
No próximo domingo, o quarto da Quaresma, é chamado de “Domingo Laetare” ou “Domingo da Alegria”. Ele recebe este nome porque a Antífona de Entrada da Missa se inicia assim: “Alegra-te Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais; vós que estais tristes, exultai de alegria! Saciai-vos com a abundância de suas consolações”. A antífona do 3º Domingo do Advento é semelhante: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Exultai de alegria: o Senhor está perto”.
O rosa pode ser utilizada apenas duas vezes por ano
Nesta ocasião, o sacerdote pode utilizar a cor rosa, que é utilizada apenas duas vezes no ano (uma no Advento e outra na Quaresma), associando-se a sentimento de alegria em meio a um período de penitência. Essa cor recorda que o tempo de preparação está chegando ao fim e a grande festa está próxima.
Alegria contida: o período de penitência está acabando
Portanto, o rosa representa uma quebra na austeridade do Advento ou da Quaresma, simbolizando uma alegria contida. Ao vermos o sacerdote em paramentos rosados devemos alegrar o nosso coração recordando que o período de penitência está acabando e que a celebração da Ressurreição de Cristo ou de seu Nascimento, dependendo do tempo litúrgico, está chegando.