Você está aqui: Home › Colunas › Artigos e Reflexões
Artigos e Reflexões

E-mail: psrc-srpq@hotmail.com

21/11/2018
Comentários para a Liturgia do Mês de Dezembro

Dias 01 e 02 – 1? Domingo do Advento

 

Diante de tantas situações que acontecem, a comunidade é convidada a ser vigilante, para não se deixar enganar pelos acontecimentos do dia a dia. Sem entregar-se ao caos, o cristão confia no Senhor, que conduz a história, e sabe resistir aos projetos enganadores...

 

Dia 08 – Imaculada Conceição de Maria

 

No evangelho, o anjo intervém e traz a Maria a boa notícia do nascimento do Salvador. Jesus é filho de Maria e presente de Deus para a humanidade. Maria acolhe o desafio e se coloca diante do anjo como a “serva do Senhor”, dispondo-se a cumprir e colaborar com a vontade de Deus.

 

Dia 09 – 2? Domingo do Advento

 

O Batista prega um batismo de conversão e convida o povo a preparar o caminho do Senhor: endireitar estradas, preencher vales, aplainar montanhas. O Senhor está próximo. Estejamos, pois, preparados.

 

Dias 15 e 16 – 3? Domingo do Advento

 

João Batista apresenta uma proposta de vida a cada grupo que se aproxima dele com a pergunta: o que devemos fazer? Ao povo, João convida à solidariedade; aos cobradores de impostos, pede-lhes que sejam honestos e justos; aos responsáveis pela segurança, que não sejam violentos. Numa palavra, o precursor pede a todos a conversão em gestos concretos.

 

Dias 22 e 23 – 4? Domingo do Advento

 

Maria parte para a Judeia e vai até a casa de Zacarias e Isabel. Ao entrar, a família toda se alegra e é inundada pelo Espírito. Até a criança escondida no ventre pula de alegria. É o regozijo que brota do encontro entre famílias, que se auxiliam e se solidarizam. Isabel proclama Maria bendita entre as mulheres e declara bendito o fruto do seu ventre.

 

Dia 24 – Vigília do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

 

José e Maria dirigem-se a Belém por causa do decreto de César Augusto, que ordenou o recenseamento. Lá, Maria dá à luz seu filho, Jesus. O menino nasce pobre e entre os pobres, e os primeiros a receber a boa notícia são os pastores, pessoas simples e pouco valorizadas. É o nascimento desse menino pobre que celebramos no Natal, o qual nos convida a viver com simplicidade, despojamento e alegria.

 

Dia 25 – Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

 

A Palavra de Deus se tornou existência humana na pessoa de Jesus. Agora, a própria Palavra fala e proclama o que trouxe do Pai. Deus se faz gente como nós, para revelar seu amor fiel para conosco. O Filho é a revelação plena de tudo aquilo que o Pai tem de belo, cabendo à humanidade usufruir ou rejeitar esse dom.

 

Dias 29 e 30 – Sagrada Família de Nazaré

 

Como todo adolescente, Jesus realiza seus primeiros passos de independência, perturbando um pouco a tranquilidade familiar. Esse episódio já revela o caminho que irá seguir, de total atenção à vontade do Pai. Do início ao fim de sua missão, Jesus sempre foi obediente ao projeto de Deus.

 

Dias 31 e 01/01 – Santa Maria, Mãe de Deus

 

Ao darmos início a esta celebração, queremos não somente agradecermos o ano que encerramos, mas nos abrirmos a um 2019 já repleto de boas expectativas. Certamente, a Santa Mãe de Deus, Maria, está conosco a nos mostrar seu Filho, fonte de toda bênção, a nos conduzir ao Pai.

Veja mais em "Artigos e Reflexões " [veja todos]

Edições Digitais

 

Acompanhe aqui as escalas do mês.