Você está aqui: Home › Colunas › Artigos e Reflexões
Artigos e Reflexões

E-mail: psrc-srpq@hotmail.com

11/04/2019
Comentários para a Liturgia do Mês de Maio

Dias 04 e 05 - 3? Domingo do Tempo da Páscoa

 

Assim como a catequese primitiva se apoiava no testemunho da Escritura para interpretar o Cristo, também nossa comunidade lê a Palavra de Deus para compreender a sua vida de hoje, para antecipar, na esperança, a sua glória com Cristo. Por isso, as duas partes que constituem a missa, isto é, a liturgia da Palavra e a liturgia eucarística, são tão estreitamente unidas entre si que formam um só ato de culto. Só quem partilha a mesma história pode partilhar o mesmo pão que é memorial, presença e profecia do Senhor ressuscitado. 

 

Dias 11 e 12 - 4? Domingo do Tempo da Páscoa

 

Jesus se apresenta como o pastor segundo o coração de Deus, aquele que foi anunciado pelos profetas. Conhece intimamente o Pai e transmite esse conhecimento aos seus. Conhece intimamente também nossa condição. Porque como “cordeiro” carregou os pecados de todos nós. Conduz os seus com a autoridade de quem ama e deu sua vida, e eles, na fé, escutam a sua voz e seguem suas pegadas. 

 

Dias 18 e 19 - 5? Domingo do Tempo da Páscoa

 

Hoje queremos ver Jesus como o único caminho que leva à casa do Pai. A Igreja em marcha participa do mesmo mistério; realiza no tempo a “passagem” ao Pai, que Jesus cumpriu em sua páscoa de sofrimento e de glória. Sobre ele, expressão visível do amor do Pai, está fundada a Igreja e ele mesmo é para nós a concretude desse amor, em torno do qual a assembleia sela a Nova Aliança com Deus, já que identifica no Filho, o Caminho, a Verdade e a Vida.

 

Dias 25 e 26 - 6? Domingo do Tempo da Páscoa

 

Jesus promete o Espírito da verdade a quem observa seus mandamentos. Assim, o Espírito de Cristo ilumina agora os que creem para que continuem em sua vida a atitude filial de Jesus. O amor torna-se, dessa forma, garantia para a manifestação de Deus em nós, uma vez que temos a Trindade como modelo de amor. Basta nos lançarmos à aventura de amar, porque temos a certeza que não estamos sozinhos!

 

Veja mais em "Artigos e Reflexões " [veja todos]

Edições Digitais

 

Acompanhe aqui as escalas do mês.