Você está aqui: Home › Colunas › Artigos e Reflexões
Artigos e Reflexões

E-mail: psrc-srpq@hotmail.com

22/01/2019
Comentários para a Liturgia do Mês de Fevereiro

Dias 02 e 03 – 4? Domingo do Tempo Comum

 

A eucaristia reúne a comunidade em determinado lugar. Mas a convocação não é simplesmente uma resposta a um convite, e sim a adesão a uma proposta de construir a comunhão entre nós de certo modo, amando-nos como irmãos, superando qualquer divisão. Onde quer que nos reunamos, repete-se e se celebra esta comunhão sem fronteiras que tem em Cristo, o fundador. Não podemos, pois, realizar o “memorial” da morte de Cristo sem entrar em comunhão fraterna.

 

Dias 09 e 10 – 5? Domingo do Tempo Comum

 

A reunião eucarística não pode ser uma reunião qualquer. A assembleia reunida pela fé em Cristo faz a experiência ritual da caridade fraterna e universal própria do Reino. Torna-se profética quando seus membros, modelados por essa experiência, voltam à vida cotidiana para nela viver tão intensamente quanto vivem na partilha do pão e do vinho.

 

Dias 16 e 17 – 6? Domingo do Tempo Comum

 

O evangelho anuncia que a humanidade está radicalmente transformada. Nenhum homem pode entrar nesta novidade se não estiver vitalmente comprometido com tudo o que Cristo anunciou e fez. O batismo é apenas o primeiro passo de uma transformação progressiva que, na eucaristia, encontra seu ritmo. Nela o homem é lentamente libertado das falsas seguranças de uma mentalidade legalista para ser introduzido na criatividade de um amor que não conhece fronteiras.

 

Dias 23 e 24 – 7? Domingo do Tempo Comum

 

A assembleia eucarística é o terreno onde se constitui e se enraíza o laço indissolúvel entre o amor de Deus e o amor de todos os homens. A ação de graças começa na partilha de um mesmo pão, mas requer necessariamente um complemento em iniciativas que realizem esta comunhão iniciada no sinal.

Veja mais em "Artigos e Reflexões " [veja todos]

Edições Digitais

 

Acompanhe aqui as escalas do mês.