07/08/2016 às 14:38
Mês Vocacional 2016

Buscando sempre mais a pessoa de Deus, cada um de nós somos chamados a perseverar em nossa filiação de amados pelo Pai e, a partir disso, tentarmos descobrir a qual vocação Deus nos chama.

Parece difícil, mas quanto mais vamos caminhando na comunidade, tanto mais vamos entendendo que todos nós somos vocacionados e, fazendo cair por terra (isso é muito importante!), aquela idéia de que Deus escolheria somente alguns para os agraciar mais do que a todos os seus outros filhos.

Para que isso ficasse bem inculturado à nossa mente, tradicionalmente a Igreja tem reservado, ao menos no Brasil, uma lembrança especial a cada domingo, para que nos recordemos de certas personagens muito caras a Deus e também tão próximas de nós.

No primeiro domingo, dedicamos uma atenção especial aos padres, pessoas retiradas do meio da comunidade e tornadas a ela pela bondade de Deus.

No segundo domingo, a vocação a paternidade, que faz multiplicar o número dos filhos de Deus, fazendo-os integrarem a grande família divina que é a comunidade.

No terceiro domingo, nos lembramos com respeito daqueles e daquelas, que dedicados à vocação religiosa, entregam-se de corpo e alma, a obediência, a pobreza e a castidade.

E por fim, no quarto e último domingo deste mês neste ano, fazemos memória de todos os leigos engajados, que no cumprimento da Palavra de Deus, expandem seu apostolado a todas as gentes, principalmente enquanto catequistas do povo de Deus.