18/02/2015 às 15:46
Tempo da Quaresma

Após os festejos do Carnaval, com a Quarta-Feira de Cinzas dá-se início ao Tempo Quaresmal! Queremos também na celebração deste dia, começarmos nossa caminhada como toda a Igreja do Brasil, ao vivenciarmos a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema: Fraternidade, Igreja e Sociedade e como lema: Eu vim para servir (cf. Mc 10, 45).

O Tempo da Quaresma vai da Quarta-feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, excluisve. É o tempo para preparar a celebração da Páscoa. "Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se  melhor a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais frequência  a Palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração do mistério pascal" (SC, n. 109).

Anotações:

Durante este tempo, busque-se a sobriedade para a ornamentação do altar com flores e o toque de instrumentos musicais só seja para sustentar o canto. Excetuam-se o Domingo Laetare (Quarto Domingo da Quaresma), bem como as solenidades e festas.

A cor do tempo é roxa. No Domingo Laetare, pode-se usar cor-de-rosa (IGMR, n. 308f).

Em todas as Missas e Ofícios (onde se encontrar), omite-se o Aleluia.

Nas solenidades e festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se o Te Deum e o Glória.

As memórias obrigatórias que ocorrem  neste tempo podem ser celebradas como memórias facultativas. Não são permitidas missas votivas.

Na celebração do Matrimônio, seja dentro ou fora da Missa, deve-se sempre dar a bênção nupcial; mas admoestem-se os esposos que se abstenham de demasiada pompa.