24/11/2014 às 14:59
Primeiro Retiro e Convivência dos Ministros do Canto Litúrgico

Realizamos em nossa paróquia o Primeiro Retiro e Convivência dos Ministros do Canto Litúrgico, na Igreja do Rosário: um verdadeiro momento para aprofundarmos a compreensão do canto como expressão de louvor ao Deus Uno e Trino.

Baseados no texto: "Como arte, a música contribui para dar 'forma' ao divino e é expressão e participação da vida comunitária", da doutora em psicologia da música Marie Thérèse Henderson e com contribuições do teólogo Balthasar e da mística e fundadora do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich, vimos o tripé compositor-executante-ouvinte e como ele se relaciona em proporção à comunidade de fé (Deus-cantores-assembléia), para entendermos como somos instrumentos nas mãos de Deus que devem soar harmoniosamente para chegarmos a entoar um louvor digno do nosso Deus e insidente na vida dos irmãos.

Com a participação dos grupos de canto das várias comunidades, e por ser véspera de Santa Cecília, padroeira dos músicos, encerramos nosso encontro com um delicioso bolo e refrigerante, partilhado na Praça do Rosário.