Você está aqui: Home › Colunas › Artigos e Reflexões

24/05/2018
Comentários para a Liturgia de Junho

Dias 02 e 03 – 9? Domingo do Tempo Comum

A distinção de que Jesus seja senhor também do sábado é o que nos traz tranquilidade, porque dá a percepção a nós, seus irmãos e irmãs, que somos amados para além da Lei que tolhe e sim nos cura de nossas discrepâncias, tão infelizmente presentes em nossos dias.

Dias 09 e 10 – 10? Domingo do Tempo Comum

Para entrarmos na dinâmica daqueles que se confiam ao Senhor, somos todos chamados a nos ver como a nova família de Jesus, onde, para além dos laços de consanguinidade, o que verdadeiramente importa, são os laços afetivos, que nos ligam uns aos outros e que não vê dificuldades em amar por primeiro.

Dia 13 – Festa de Santo Antônio de Pádua

Nossas línguas não poderiam se calar neste dia em que celebramos aquele que tantas e tantas vezes cantou as glórias do Senhor ao segui-lo na sua Igreja. Por isso, rendamos graças a Deus por nos ter dado Santo Antônio de Pádua e estejamos certos de, com este grande santo da Igreja, estarmos também nós em sintonia com Deus que nos criou e nos quer todos em unidade com ele através da Palavra.

Dias 16 e 17 – 11? Domingo do Tempo Comum

Como mandato atual em todos os tempos e sumamente recomendado a toda a terra, o Senhor nos pede que semeemos sem cessar e com grande confiança! Assim, todos os que reconhecem no Reino, a força que vem de Deus, entenderão que a participação desse corpo, que é a Igreja, tanto mais vai sendo inserida no todo, quanto mais se seguir àquele que planta e aquele que colhe: Deus que faz crescer.

Dia 23 – Vigília da Natividade de São João Batista

Somente um testemunho eloquente como o de João seria capaz de se colocar como exemplo para o mundo. Assim pensa a Santa Mãe Igreja quando ao alvorecer desde dia, celebra antecipadamente às glórias de Deus na vida do precursor do Filho de Deus. Que nós, em São João Batista, sejamos ardorosos anunciadores daquele que vem!

Dia 24 – Natividade de São João Batista

A escolha que Deus faz daqueles que chama é o que determina todo o nosso caminhar: como precursor do Messias e escolhido do Senhor, João através de seu pai Zacarias será um consagrado de Deus, retirado do meio dos homens, justamente para que possa levá-los a compreensão exata de quem é aquele que ele, como batizador, está apontando...

Dia 30 – Vigília da Solenidade de São Pedro e São Paulo

Ao regenerar a tríplice negação com a tríplice afirmação de amor, Pedro entende que o verdadeiro conhecimento de Jesus só acontece na comunidade, que é seu corpo. Agora, esta mesma comunidade, que é Pedro e ao mesmo tempo a Igreja, deve anunciar hoje a identidade de Cristo. É na comunidade que a vida de Deus se manifesta.

Dia 01/07 – Solenidade de São Pedro e São Paulo

Celebramos hoje irmãos e irmãs, as figuras de dois grandes homens: Pedro e Paulo. Tanto o apóstolo dos gentios quanto o primeiro dos apóstolos souberam ver em Jesus o Messias, o Filho de Deus vivo. Por isso, seja pela coroa da justiça, seja pela configuração à morte de Jesus na cruz, ambos a seu tempo edificaram a Igreja de Cristo sob a rocha firme, a qual nada poderá vencê-la.

Veja mais em "Artigos e Reflexões " [veja todos]