Você está aqui: Home › Colunas › Artigos e Reflexões

16/05/2017
Comentários para a Liturgia do Mês de Junho

Dia 03 – Vigília de Pentecostes

Somos agraciados porque temos um Deus que nos ama e quer que sejamos herdeiros de sua graça, o Espírito Santo que nos foi dado. É nele que nos apoiamos para crer naquele que o Pai enviou.

Dia 04 – Dia de Pentecostes

Recriados no sopro do Espírito, recebemos o perdão dos pecados para partirmos para fazer a ação da Igreja no mundo: testemunhar Cristo às pessoas, um Deus feito homem, que se une a nós por amor.

Ofertório: Os dons que recebemos durante toda nossa vida são expressão do que agora ofertamos à mesa sagrada:

- Sabedoria: que sejamos sábios o bastante para distinguirmos as vozes do mundo, da voz da Igreja que nos chama dia-a-dia a fazermos a vontade de Deus;

- Inteligência: a busca racional das coisas muita das vezes é frustrada, se não considerada em seu fim último; e nós sabemos qual é o fim a que somos chamados: viver na graça de Deus como amados dele que somos;

- Conselho: deixemo-nos ganhar por Deus, ouçamos-lhe sua voz, para que em nós sempre se encontrem palavras d reconforto por parte de todos os que necessitam de um ombro amigo;

- Ciência: a prova de que Deus nos ama é que ele enviou seu Filho ao mundo, para que todo aquele que nele querer não pereça, mas tenha a vida eterna. Acreditemos nessa verdade irrefutável!;

- Fortaleza: vencidos em amor por Deus, deixemo-nos cativar por aquele que não quer servos, mas amigos que lhe correspondam em sentimento de partilha e comprometimento;

- Piedade: um Deus que não olha o pecador, mesmo diante do pecado mais grave, com certeza só pode ser um Deus que nos quer no seu convívio, a ponto de expressarmos essa piedade no trato com os irmãos;

- Temor de Deus: a honra, o respeito àquele que nos criou é o que nos incentiva na caminhada, mesmo que ora mais, ora menos, nos deixemos vencer pelo cansaço. O que importa é sempre recomeçar rumo ao altar do Senhor...

Dias 10 e 11 – Santíssima Trindade

Consciente que um dia teria que deixar seus discípulos, Jesus assegura-lhes que, sendo espírito de verdade, conduzi-los-á à posse total da verdade, fazendo-lhes conhecer o seu mistério; o que eles não compreendiam antes. Portanto, uma só é a revelação; sua fonte está no Pai, realiza-se no Filho e se completa nos que creem por meio do Espírito.

Dia 13 – Festa de Santo Antônio

Nossas línguas não poderiam se calar neste dia em que celebramos aquele que tantas e tantas vezes cantou as glórias do Senhor ao segui-lo na sua Igreja. Por isso, rendamos graças a Deus por nos ter dado Santo Antônio de Pádua e estejamos certos de, com este grande santo da Igreja, estarmos também nós em sintonia com Deus que nos criou e nos quer todos em unidade com ele através da Palavra.

Dia 15 – Solenidade de Corpus Christi

Celebrar a Solenidade de Corpus Christi para nós Igreja, é celebrar a visibilidade de nossa fé através das espécies do pão e do vinho, que agora são alimento para a humanidade através do Corpo e do Sangue do Senhor. Que nós, numa só família, numa só Igreja, façamos de verdade essa experiência, para que em família, em paróquia, distingamos o quão belo é ser de Cristo!

Dias 17 e 18 - 11° Domingo do Tempo Comum

A busca pela verdadeira compreensão de quem sejamos nós, ovelhas que devem ouvir a voz do Pastor, é o que nos faz ser na comunidade, intrépidos anunciadores da Palavra de Deus. Se a messe é grande, maior ainda é a força com que fomos robustecidos, para podermos, em nome do Cristo, confirmarmos outros tantos cristãos!

Dias 24 e 25 - 12° Domingo do Tempo Comum

Se o temor muitas das vezes nos toma de assalto, temos que com muita mais coragem, porque filhos no Filho por excelência, buscarmos cada vez mais nos apercebermos da nossa dignidade frente ao mundo, para agora sim, na consciência de termos sido ganhos pelo nosso Deus no seu Cristo, corrermos ao encontro de suas promessas.

Veja mais em "Artigos e Reflexões " [veja todos]