Você está aqui: Home › Colunas › Artigos e Reflexões

21/12/2018
Comentários para a Liturgia do Mês de Janeiro

Dias 31/12 e 01/01 – Santa Maria, Mãe de Deus

Ao darmos início a esta celebração, queremos não somente agradecer o ano que encerramos, mas nos abrirmos a um 2019 já repleto de boas expectativas. Certamente, a Santa Mãe de Deus, Maria, está conosco a nos mostrar seu Filho, fonte de toda bênção, a nos conduzir ao Pai.

Dias 05 e 06 – Epifania do Senhor

Na igreja, Cristo se revela a todos os povos! É nesta certeza que queremos caminhar na luz que não se extingue, buscando um universalismo que parta de nós e vá em busca do outro, sempre! Só seremos verdadeiramente Igreja quando nossa única riqueza for a busca daquele que, se fazendo pobre, nos enriqueceu; uma vez que seu mando é diferente do de Herodes!

Ofertório – Neste ofertório, queremos juntamente com nossa vida, fazer o reconhecimento de que o nosso Deus é sumamente real, divino e perfeitamente assumiu nossa humanidade ao trazermos à ara do altar o simbolismo do ouro, do incenso e da mirra levados ao menino-Deus pelos magos do Oriente.

Dias 12 e 13 – Batismo do Senhor

Ao celebrarmos o batismo do Senhor, celebramos a manifestação do Pai confirmando a missão do Filho. Disso decorre que o batismo de Cristo é o nosso batismo, quando o descobrimos em nossa vocação batismal de sermos chamados a filhos bem-amados que anunciam a mensagem da salvação em nossos dias.

Ato Penitencial – Neste momento em que nos reconhecemos pecadores, a graça de Deus vem em nosso socorro sob a forma da água, que sendo utilizada na liturgia da Igreja, nos recorda o nosso batismo e o dever de o testemunharmos ao outro na comunidade.

Dias 19 e 20 – 2° Domingo do Tempo Comum

Fazermos tudo aquilo que Cristo nos disser: assim nos recomenda a Mãe de Jesus. Para isso, é preciso que aja um empenho em nós, que venha do nosso engajamento na Igreja, onde em verdade, cada um é chamado a também transformar em sua vida, a água do pecado e seus malefícios em vinho da graça, que nos dá a vida no Filho de Deus.

Dias 26 e 27 – 3° Domingo do Tempo Comum

Todos somos chamados a reconhecer a solidez dos ensinamentos que a Santa Mãe Igreja nos tem dado através dos séculos! Sendo coerentes com esta verdade, percebamos Jesus e o Espírito do Senhor que está nele, que o unge e o impulsiona a proclamar a Boa-Nova, e façamos também de nossas vidas, uma manifestação de Deus no mundo.

Veja mais em "Artigos e Reflexões " [veja todos]