Você está aqui: Home › Colunas › Artigos e Reflexões

18/12/2017
Comentários para a Liturgia do Mês de Janeiro

Dias 31/12 e 01/01 – Missa de Santa Maria, Mãe de Deus

Ao darmos início a esta celebração, queremos não somente agradecermos o ano que encerramos, mas nos abrirmos a um 2018 já repleto de boas expectativas. Certamente, a Santa Mãe de Deus, Maria, está conosco a nos mostrar seu Filho, fonte de toda bênção, a nos conduzir ao Pai.

Dias 06 e 07 – Missa da Epifania do Senhor

Na igreja, Cristo se revela a todos os povos! É nesta certeza que queremos caminhar na luz que não se extingue, buscando um universalismo que parta de nós e vá em busca do outro, sempre! Só seremos verdadeiramente Igreja quando nossa única riqueza for a busca daquele que, se fazendo pobre, nos enriqueceu; uma vez que seu mando é diferente do de Herodes!

Ofertório – Neste ofertório, queremos juntamente com nossa vida, fazer o reconhecimento de que o nosso Deus é sumamente real, divino e perfeitamente assumiu nossa humanidade ao trazermos à ara do altar o simbolismo do ouro, do incenso e da mirra levados ao menino-Deus pelos magos do Oriente.

Dias 13 e 14 – Missa do 2° Domingo do Tempo Comum

A João que aponta o Redentor como sendo o Cordeiro que tira o pecado do mundo, a comunidade deve responder na crença de que Deus faz dela a luz das nações, para a salvação do mundo, uma vez que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus já se fazem presentes em nosso meio!

Dias 20 e 21 – Missa do 3° Domingo do Tempo Comum

Ao se alargar não somente em fronteira, mas em mentalidade, Israel inicia a organização da missão do Cristo: viver no compromisso de resplandecer em meio às trevas a grande luz de Deus, que chama todos a que sejam concordes uns com os outros e não se admita na comunidade nenhum tipo de divisão. É a chegada da intervenção de Deus no tempo, uma vez que esta proposta é uma vocação a ser aceita.

Dias 27 e 28 – Missa do 4° Domingo do Tempo Comum

O compromisso que a comunidade deve ter agora com Jesus é o de seguir o programa do Reino, ou seja, descobrir o por quê da vinda do Salvador e nela, resgatar novamente a cidadania do alto, perdida com o pecado, assumindo assim, nova postura diante da humanidade.

Veja mais em "Artigos e Reflexões " [veja todos]