Você está aqui: Home › Colunas › Artigos e Reflexões

23/07/2018
Comentários para a Liturgia do Mês de Agosto

Dias 04 e 05 - 18° Domingo do Tempo Comum

Uma das necessidades fundamentais do homem é a segurança. Contudo, estar seguro num poder que não promove a justiça é mostrar que as coisas não se tornaram sinais de comunhão. Dando início ao mês vocacional, queremos todos, sacerdotes e povo sacerdotal, apoiarmo-nos naquele que é nossa única segurança; Jesus Cristo.

Para o ofertório: Neste primeiro domingo do mês de agosto, celebramos o chamado que Deus faz aos homens que, nele, são sacerdotes a serviço do povo. Por isso, queremos receber juntamente com o pão e o vinho, as estolas sacerdotais em suas diversas cores e simbolismos.

- o vermelho, expressão de um povo sacerdotal que doa sua vida em favor da causa do Reino;

- o roxo, nossa penitência ao nos reconhecermos pecadores e necessitados, pedirmos a graça do alto;

- o branco, fruto das alegrias que nos impulsionam a seguir em frente;

- o verde, sinal da esperança sempre crescente de que, mesmo entre dificuldades, dias melhores virão.

Recebamos também os santos óleos do Batismo, do Crisma, e da Unção dos Enfermos, que tanto contribuem em nosso fortalecimento na caminhada rumo ao céu.

Dias 11 e 12 - 19° Domingo do Tempo Comum

Celebramos neste dia, a feliz vocação do todos os pais, que dia após dia, não medem esforços por fazerem de seus lares, verdadeiros pedaços do céu, ao administrarem com carinho suas casas e nelas, proverem o necessário à família de Deus.

Para o ofertório: Queremos neste momento, acolher em meio às ofertas que trazemos ao altar, também a vocação paterna que sempre em vigilância, zela pela família humana, em total prontidão a buscar já aqui na terra, o Pai dos céus.

Dias 18 e 19 - Assunção de Nossa Senhora

Verdadeiramente, em vista de sua união com Jesus, Maria é aquela que do céu, intercede pelos seus filhos, sem nunca desampará-los. Como imagem da Igreja, faz-nos todos aspirantes das realidades celestes já aqui na terra, ensinando-nos com seu Magnificat que sendo nós, arcas da aliança, portamos o maior dos tesouros: Cristo ressuscitado.

Para o ofertório: Também neste dia celebramos a vocação religiosa de tantas mulheres que se doam sem reserva alguma em prol da causa do Evangelho: são portanto, lamparinas vivas a apontar aquele que ilumina nossas vidas, Jesus, luz do mundo!

Dias 25 e 26 - 21° Domingo do Tempo Comum

Se o Reino do Deus é uma festa a que todos são convidados, queremos com um reconhecimento humilde, porém justo, olharmos para nós leigos e leigas e reconhecermos que a pertença ao povo de Deus não é privilégio para nós, mas serviço para os outros, à medida que vemos na porta estreita, a entrada para a doação da vida.

Para o ofertório: Acolhemos neste momento, as diversas pastorais de nossa igreja, como a pastoral catequética, que trazem em procissão ao altar da vida, os frutos maduros de uma dedicação ao irmão.

Veja mais em "Artigos e Reflexões " [veja todos]