Você está aqui: Home

Grupos

 

Grupo dos Coroinhas, Acólitos e Clarissas

 

 

Nas várias celebrações a que o povo de Deus tem direito, nem sempre se tem pessoas que possam, mais proximamente prestarem uma ajuda, à medida que o culto exige. Por isso, contamos com a ajuda de nosso grupo de coroinhas, clarissas e acólitos que, prontamente, são aquela extensão do nosso presbitério como presença da comunidade à celebração eucarística principalmente.

Em nossa comunidade, temos dois grupos, Grupo Vida e Grupo Luce, o primeiro mais experiente e o segundo, mais iniciante. Na parte da manhã, às 09:00 horas a cada sábado, eles preparam suas reuniões distintamente, ao que ao longo das celebrações vão desempenhando suas funções de acolhida à porta da igreja, distribuindo folhetos, ajudando nas várias partes da missa, onde quer que sejam requeridos e ainda promovendo ações em meio à sociedade, como pedágios, apresentações teatrais, dentre outras atividades.

 

 

MESC (Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão)

 

Buscando fazer chegar o Cristo Eucarístico a todo filho e filha de Deus, nossa paróquia conta com a ajuda de homens e mulheres abnegados que assumem a missão de serem portadores de Jesus às pessoas, auxiliando os padres e o diácono na ministração do Corpo de Cristo à comunidade.

 

Feira da Sobremesa

 

No assumir também em primeira pessoa, o cuidado com aquilo que a paróquia consome de subsídios (gastos), contamos com o feliz apoio de senhoras que, inteiramente disponíveis, empregam seus dotes culinários na confecção de deliciosos doces, tortas, quitutes, que mês a mês, somam-se ao orçamento paroquial para a complementação do pagamento da energia elétrica.

 

Grupo Sagrada Família

 

Procurando basear-se naquilo que a boa nova de Jesus nos ensina, o Grupo Sagrada Família, há quase quatro décadas (sim, meus amigos, nosso grupo já celebrou seu Jubileu de Prata!) vive buscando uma maior integração da família santarritense, ao se engajarem na celebração do Santo Sacrifício da Missa, fazendo leituras, integrando nos cuidados com as oferendas, enfim, procurando ser para a comunidade, um conjunto de amigos que querem seguir o exemplo da Família de Nazaré.

 

“Terço no Rosário”

 

Desde as aparições em Fátima que Nossa Senhora tem insistido com seus filhos para que rezem o terço e claro, em atenção a esse pedido e também por termos em nossa paróquia, uma capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário, após a restauração de sua casa, nos reunimos todos os dias, de segunda a sábado, sempre às oito horas da manhã, para ali desfiarmos junto com as contas do terço, as alegrias e tristezas, enfim, nossa vida diante daquela que é a Mãe de Deus e nossa!

 

Grupos de Oração

 

Partindo do princípio que o louvor ao nosso Deus deve ser dado em todo lugar, já a muitos anos nossa paróquia conta com a RCC (Renovação Carismática Católica) que, em diversos pontos dela (Capela do Rosário, Capela São Carlos, Jardim Planalto), busca elevar louvores a Deus, invocando o seu Santo Espírito. Nos procure! Venha louvar conosco, e tenha a certeza que, em Deus, somos mais que vencedores!

 

Grupo de Convivência Rainha da Paz

 

A alguns anos, como fruto de uma viagem ao exterior, por onde passou-se por Medjugorje, um grupo de peregrinos ao regressarem, quiseram continuar a experiência “mística” que lá tiveram aonde Nossa Senhora comunica suas mensagens aos fiéis. Por isso, reunindo-se às terças-feiras à noite na Capela São Francisco de Paula, leem o Evangelho, meditam sobre as mensagens de Maria, divulgadas pelo mundo e exercitam a convivência em família.

 

Encontro Bíblico-Catequético

 

No anseio que todos conheçam a Palavra de Deus e tenham intimidade com o texto bíblico, nossa paróquia tem tentado, através de reuniões mensais, mostrar às pessoas que muitas das dúvidas nossas de cada dia são causadas justamente pela incompreensão da Palavra de Deus. Por isso, a cada reunião procuramos, nos baseando no texto bíblico, elucidar questões que sempre deixaram nosso povo perplexo...

 

Conselho Pastoral

 

Procurando andar naquele espírito de colegialidade tão recomendado pela igreja, se busca em nossa paróquia a tomada de decisão a partir de atos consultivos que expressem, o mais fiel possível, a vontade do todo. Para isso, nos auxilia o Conselho Pastoral, que delibera a vontade da maioria em favor das comunidades, as quais se fazem representar através de seus membros.

 

Conselho Administrativo

 

Também na questão administrativa procura-se cumprir a vontade do Bispo, que recomenda que cada paróquia seja, sob a guia do pároco, melhor gerida com a participação de alguns paroquianos que, com ele, tomariam conta da parte financeira paroquial (cheques, prestações de contas, pagamentos...). Tudo para que, primando pela transparência, se demonstre a justiça do Reino acontecendo em meio ao mundo.

 

Grupo Rosa Mística

 

Buscando a mística que há em nos descobrirmos filhos amados de Deus, o Grupo Rosa Mística procura, a cada encontro, estreitar os laços que nos unem a ele, e para isso, nada melhor do que contarmos com a intercessão materna de Nossa Senhora que, como advogada nossa, intercede a Deus pelos nossos rogos.

 

Grupo PARE

 

Com a proposta de ser uma verdadeira pastoral da reintegração, este grupo visa se aproximar dos casais que vivem a experiência de, em se encontrando no mundo, às vezes se sentirem excluídos da sociedade por não serem, para ela, nem casados e nem solteiros e no entanto, estarem vivendo amasiados. Daí, a feliz percepção de alguns casais, que juntando forças, se colocarem à disposição para "correrem atrás" de todos os papéis requeridos (cópia de RG, CPF, certidão atualizada de batismo para fins matrimoniais, comprovante de residência...) para legalizarem suas uniões, em vista de um melhor ajustamento de suas vidas à vida pedida pela Mãe Igreja aos seus filhos e filhas.

 

Terço dos Homens

 

Em atenção às recomendações de Nossa Senhora em Fátima que todos os seus filhos rezassem os mistérios do Santo Rosário, os homens de nossa paróquia são convidados a permanecerem após a missa da última sexta-feira do mês na Igreja do Rosário, para lá elevarem a Deus suas vozes, pela intercessão de Nossa Senhora, meditando os grandes mistérios na nossa fé.

 

Ministério de Música

 

Tendo em visita a grande importância do canto litúrgico para a celebração da Santa Missa, nosso Ministério de Música conta com um grande coral que se divide em grupos, para melhor atender as várias celebrações eucarísticas. Munidos de belas vozes, que são acompanhadas de perto por instrumentos refinados, são capazes de emocionar ao extremo e nos convidar a vivenciar nossa fé através de uma bela melodia.

 

Rádio Santa Rita FM, a nossa rádio

 

 

Desde 2007, que nossa paróquia conta com uma rádio, que visa fazer chegar aos lares de nossa cidade, uma programação sadia e diversificada, com momentos de fé, de oração, músicas, programas esportivos; enfim, ela quer ser aquela voz que clama em cima dos telhados, anunciando a Boa Nova do Reino. Para isso, conta com o apoio de associados, que divulgando seus produtos, mantém as ondas da rádio da Santa Rita envolvendo nossa cidade. Ouça você também: Rádio Santa Rita FM, a nossa rádio (87,9). E tudo isso feito pelos nossos paroquianos, que assumem a sua voz e vez como locutores e ao mesmo tempo, ouvintes!

 

Grupo de Funcionários

 

Damos graças a Deus a cada manhã, ao reconhecermos através da oração comum, sua bênção que vem a nós, por formarmos um grupo coeso, com intenções comuns e podermos como irmãos, contarmos uns com os outros. O “vestir a camisa” é a mola mestra de nosso grupo, onde a finalidade última é a pessoa do outro que busca na Igreja-templo, uma palavra amiga em meio ao mundo, a verdadeira Igreja-viva presente nos irmãos.

 

Grupo de Eventos           

 

Seja nas festividades de nossa padroeira, nas festividades italianas, eventos extraordinários, ações entre amigos, tardes e jantares em nossas comunidades, enfim, o que quer que se faça, só podemos realizá-lo com uma certeza: de poder contar com nosso Grupo de Eventos, que não só assume em primeira pessoa os cuidados da paróquia, como também busca envolver mais e mais irmãos, mostrando a eles que trabalhar em prol do Reino é a melhor certeza de já poder experimentar os céus cá aqui na terra.

 

Natal no Comércio

 

Em bastando chegar no Tempo do Advento, nossos corações já se enternecem de querer fazer um pouco mais em favor dos mais desfavorecidos. Para isso, já a alguns anos procuramos permear nosso comércio com a visita do Menino Jesus que, trazendo paz na terra aos homens de boa vontade, traz também (através de uma oração motivada em comum) a oportunidade de reconhecermos o Menino-Deus que vem a nós. Contra o comércio abusivo e sem escrúpulos, a solução é uma só: amor que gera amor, bastando ser acolhido e repassado.

 

Natal em Família

 

Através da Novena de Natal, nossos movimentos, pastorais, grupos e serviços promovem a intimidade do Filho de Deus, na meditação da novena natalina, onde, em família refletimos a Palavra de Deus e procuramos dar maior vazão a nossa espiritualidade, tudo isso, embasado em atos concretos que motivem depois, uma maior inserção na comunidade.

 

Grupo de Jovens Luce

 

 

Bebendo das fontes da espiritualidade do Movimento dos Focolares, através de sua primeira Beata, a Bem-aventurada Chiara Luce Badano, nossos jovens se encontram totalmente abertos à unidade e à comunhão com o mais próximo. Com encontro aos sábados, sempre às 20:00 horas, eles se propoem a fazer da comunidade de fé, um espaço aberto para que mais e mais sejamos uma Igreja Jovem, com mentalidade sempre disposta a novos desafios e também querendo fazer do lema da jovem de Sassello, um hino para todos: Jesus, se tu queres, eu também quero!

 



 

Edições Digitais

 

Acompanhe aqui as escalas do mês.